domingo, 17 de novembro de 2013

Pe Calderon diz como o CV II diminuiu a noção de Igreja!!




 Pe. Álvaro Calderón explica como a figura da Igreja foi revolucionada no Concílio Vaticano II em Prometeu, a Religião do Homem:

" Suenens erm março de 62 se queixou do excesso de esquemas (70) a João XXIII...o Papa que não tinha dado diretriz a obra preparatória e que não queria enfrentar Ottaviani encorajou a Suenens de implodir os esquemas a partir de uma reelaboração dos mesmos: diferenciar o que a Igreja devia dizer aos seus filhos "ad intra" e o que teria de dizer ao mundo "ad extra". A segunda parte era um novidade revolucionária.

Durante o CV II a figura da Igreja é diminuída. A estima aos valores humanos levou a Igreja a se considerar parte do todo: o CV II tomou consciência de que a Igreja Católica não é a única coisa que vale e existe como antes ela parecia pensar. Antes a Igreja parecia crer que ele era o todo mas agora tomou consciência que é parte de um todo maior: é algo na humanidade e para ela...a primeira surpresa que traz a diminuição consiste descobrir que há algo respeitável além de suas fronteiras: o mundo e as religiões. Antes a Igreja se considerava única "Arca de Salvação" e de seus muros para fora só via um reino de trevas condenado a perdição. Toda sua atividade estava dirigida ad intra em um esforço de conversão e incorporação dos homens e dos povos nela mesma..."


Nenhum comentário:

Postar um comentário