sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

O Papa Francisco e as uniões do mesmo sexo na Itália : como o Papa irá reagir?

Não é sempre que a vida real gera um experimento de laboratório para ajudar a resolver um debate histórico, mas a política italiana pode criar  uma oportunidade para lançar luz sobre uma questão chave biográfica sobre Papa Francisco .
Dado que a questão é o estatuto jurídico das relações de pessoas do mesmo sexo , o pensamento do Papa é, obviamente, muito importante.
Antes de sua eleição ao papado , a linha sobre o Cardeal Jorge Mario Bergoglio de Buenos Aires , Argentina, foi de perfilá-lo como um conservador bastante convencional , em parte por causa de seu papel em 2010  no amargo debate nacional sobre o casamento gay na Argentina.
Esse posição foi gerada por conta da retórica política ardente de Bergoglio , expressa em uma carta de julho de 2010, para os mosteiros argentinos , pedindo-lhes para rezar para o fracasso da iniciativa.
" Não sejamos ingênuos : esta não é simplesmente uma luta política , mas é uma tentativa de destruir o plano de Deus ", escreveu então. " Não é apenas um projeto de lei , mas uma jogada do Pai da Mentira , que procura confundir e enganar os filhos de Deus . "

No final, no entanto, a Argentina se tornou o primeiro país da América Latina a adotar o casamento do mesmo sexo.
Como enquadrar o linha-dura de 2.010  e a atual postura do Papa, hoje visto como um moderado político , determinado a não marcar posição na guerra cultural , que disse a famosa frase : "Quem sou eu para julgar ? "
Existem duas teorias básicas .
Uma delas é que a carta de 2010 é do verdadeiro Francisco, e que o fascínio atual com sua luva de veludo ignora o punho de ferro por baixo. Dê-lhe tempo , esta teoria sustenta , e ele vai mostrar suas verdadeiras cores. ( Esse ponto de vista tende a ser popular entre os conservadores culturais que querem o papa para desenhar linhas na areia e os ativistas gays direitos que temem que ele vai fazer exatamente isso. )
A outra teoria sustenta que a carta de 2010 não era do verdadeiro Bergoglio, e que silenciosamente , ele estava disposto a aceitar uma solução de compromisso para uniões civis como alternativa ao casamento gay , tendo adotado uma postura rígida em público só porque era presidente da conferência dos bispos e se sentiu obrigado a articular a visão da maioria .
O padre argentino, Jorge Oesterheld , que serviu como o porta-voz da Conferência Episcopal da Argentina durante os seis anos que Bergoglio foi seu presidente 2005-2011 ,  teria feito precisamente esta afirmação em uma entrevista de abril, com a NCR .
" Alguns [ bispos ] eram mais inflexíveis do que outros ", disse Oesterheld . " O cardeal foi junto com o que a maioria queria. Ele pensou que era o seu trabalho como presidente da conferência dos bispos para apoiar o que a maioria decidiu , e ele não impõs seus próprios pontos de vista sobre os outros bispos ."

Na quinta-feira , o novo líder carismático do Partido Democrata de centro-esquerda  de Florença, prefeito Matteo Renzi , expôs elementos-chave de seu programa em uma carta aos líderes do partido. As pesquisas mostram que Renzi é o favorito para se tornar o próximo primeiro-ministro do país.
Um elemento do programa é o suporte para as uniões civis, ao longo das linhas da " Lei de Parceria Civil ", de 2005 , no Reino Unido adoptados no âmbito do governo Blair.
Dado o ethos fortemente católico da Itália, observadores acreditam que os direitos do casamento completo para casais do mesmo sexo é improvável, mas as pesquisas mostram que há o apoio público para a união civil .
" Estes não são os direitos civis , mas deveres civis ", disse Renzi . "Como pode um país que não leva a sério estas questões se chamar civilizada ? "
Apesar de apoio popular, especialistas políticos na Itália consideram-no uma postura um tanto ousada , uma vez que o suporte para uma medida similar em 2006-2008 ajudou a derrubar o segundo governo de centro-esquerda, o primeiro-ministro Romano Prodi.
Prodi apoiou uma medida união civil conhecido pela sigla italiano " Dico ", que agitou a oposição feroz da Igreja italiana . Ela foi sustentada pelo ultra- poderoso presidente da Conferência dos Bispos , no momento , o Cardeal Camillo Ruini , com o forte apoio do Vaticano e do Papa Bento XVI.

A proposta morreu na videira em 2008, quando Prodi perdeu um voto de confiança no Senado italiano e renunciou.
Assumindo Renzi, seguirá o impulso para o tema da união civil que  pode estar de volta em um futuro governo de centro -esquerda, e o drama , então, tornar-se-á : Será que a resposta sob Francisco seria diferente?
Com base no tom já definido pelo novo papa, muitos observadores esperam que sim. Escrevendo no atual La Stampa , o jornalista Fabio Martini afirmou que na era Francisco os chamados " -cons Theo ", ou seja os políticos que invocam os valores cristãos para defender posições conservadoras ", tornaram-se sem voz , e vai ser difícil recuperar o seu vigor . "
Duas advertências estão em ordem.
Primeiro, Francisco tem dito repetidamente que a igreja não deve tomar posições diretamente políticas , e, portanto, pode ser improvável se expressar de forma explícita. Em segundo lugar, ele também é um forte adepto da colegialidade , e provavelmente iria deixar que os bispos italianos assumam a liderança.
Dito isto , o novo regime em conferência dos bispos italianos , sem dúvida, está ansioso para levar suas sugestões a partir do papa . Francisco está colocando seu próprio selo sobre a liderança do grupo , tendo recentemente nomeado Bispo Nunzio Galantino da diocese Cassano all'Jonio como seu secretário.
No momento em que um governo hipotético Renzi assumisse as rédeas,  a direção da Igreja na Itália deve ser colocada  firmemente nas mãos de Bergoglioístas .
Na quinta-feira , Maurizio Gasparri , da centro-direita e vice-presidente do Senado italiano , disse que a variável crítica no debate iminente será como católicos vão reagir nas principais coligações.

Para o resto do mundo , no entanto , a questão mais intrigante é  : Como irá reagir Francisco ?




John L. Allen Jr , NCR Today , 3 de Janeiro de 2014
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário