domingo, 18 de maio de 2014

Dom Castro Mayer responde ao Sr. Rafael Vitola sobre apologética!

Recentemente o sr Rafael Vitola Brodbeck - apologeta afamado, que promoveu anos atrás o "selo de ortodoxia"-  afirmou que "apologética não é UFC", querendo dizer que ações como o do Caiafarsa são duras demais e que devemos, portanto, ser mais dóceis na defesa da doutrina. É como se ele dissesse a soldados em uma guerra que diminuíssem os tiros. Levando em conta que os inimigos não diminuem os ataques, reduzir os tiros seria nada mais que suicídio. 

Mas eu não irei responder a alegação do sr Vitola. Deixarei que Dom Castro Mayer citando exemplos da escritura, tradição e magistério esclareça tudo isso. Evidente que excessos devem ser corrigidos: mas entre os excessos de zelo e a amenização dele o segundo caso é bem mais grave. Num tempo de debandada geral ficar preocupado com os "novos zelotas" é dar prova de alienação. O que menos precisamos, nestes tempos de dialoguismos e traições desde o alto, são de apelos a moderação na defesa da fé. 







2 comentários:

  1. Cara, porque vc não corta os prints do livro? dá pra fazer até no paint...

    ResponderExcluir
  2. Este livro é um compêndio de várias cartas pastorais de Dom Mayer. No caso aí é "Carta pastoral sobre problemas do apostolado moderno", escrita na década de 1950. Tenho o livro aqui comigo. O livro é na realidade um "esquema" de outro livro mais extenso, escrito pelo Dr. Plinio Corrêa de Oliveira, "Em Defesa da Ação Católica". Pode ser lido aqui: http://www.pliniocorreadeoliveira.info/EmDefesadaA%C3%A7%C3%A3oCat%C3%B3lica.pdf

    ResponderExcluir